
A história das vending machines
Datada em 215 anos a.C, a primeira vending machine conhecida surgiu no antigo Egito, sendo desenvolvida por um matemático chamado Heron, na cidade de Alexandria. A máquina tinha como finalidade potencializar a venda de água benta no templo da região.
Sua funcionalidade partia de uma alavanca que, ao receber 5 dracmas no compartimento correto, abria uma pequena abertura para a passagem da água e após encher a quantidade delimitada pelo dispositivo, retornava para a posição inicial.
Mesmo com o maquinário não durando por muito tempo, engenheiros ao longo da história se inspiraram nos relatos deixados no livro “Pneumática” e desenvolveram modelos portáteis com variadas serventias. Confira:
– 1615: tabernas europeias utilizavam as máquinas para a venda de tabaco;
– 1822: Richard Carlile desenvolveu uma máquina para distribuir jornais na região onde vivia;
– 1867: Simeon Denham patenteou uma máquina para a distribuição de selos, sendo ela a primeira vending machine totalmente automática.
Atualmente, as máquinas de venda automáticas estão dominando o mercado, ganhando popularidade em grandes centros urbanos e instituições privadas com o comércio de alimentos, guarda-chuvas, acessórios para celulares e até livros.
No Brasil, já são mais de 80 mil máquinas em operação, sendo que a maioria está centralizada na região sudeste com a venda de bebidas quentes.
Apresentando mais de 25 produtos disponíveis e 18 anos de experiência no mercado, a Bongusto se consolidou como uma das melhores empresas do ramo de vending machine, com o compromisso de oferecer uma linha de produtos de alta qualidade, rentabilidade e performance.
Fonte: Fluxo Consultoria