Como o café é produzido: do plantio até sua xícara


Antes de chegar até sua xícara, o café passa por uma longa viagem repleta de processos que garantem a qualidade do produto, assim como seu sabor e aroma. Sendo assim, separamos todas as etapas do café, desde seu plantio até o preparo para ser consumido. Confira:

 

ETAPA 1: Plantio

Os grãos não processados são plantados para germinar em um solo totalmente adaptados para recebê-los. Além disso, são regados constantemente e protegidos do sol para que a muda cresça saudável em até quatro anos.

 

ETAPA 2: Colheita

A colheita é realizada a partir da coloração do da fruta do café, que precisa estar em um tom avermelhado terroso ou amarelada – dependendo do tipo de grão. A colheita pode ser feita através de uma seleção minuciosa de grãos maduros ou quanto estão todos no mesmo estágio de amadurecimento.

 

ETAPA 3: Fermentação

Logo após a colheita, os grãos são transportados para tanques cheios de água e assim começa a fermentação. O processo envolve o clima e a altitude do local, levando em torno de 12 a 48 horas para ser finalizado.

Assim que a fermentação é finalizada, os grãos são lavados em canais de água.

 

ETAPA 4: Secagem

Os grãos podem ser secados através de três métodos: pelo sol, em mesas ou pisos de secagem e maquinários. Durante essa etapa eles são remexidos constantemente até serem ressecados. Em seguida são armazenados em sacos de junta e preparados para a venda.

 

ETAPA 5: Prova

Existem profissionais que realizam uma série de testes com o café para determinar sua acidez, sabor e aroma, no intuito de assegurar a qualidade da mercadoria.

 

ETAPA 6: Torra

Após a aprovação do café pelo profissional responsável, ele será transportado para a torra, que consiste em um processo que o transforma nos grãos que conhecemos hoje em mercados e varejos. Assim que a torra é finalizada, o café é resfriado e colocado para venda.

 

ETAPA 7: Moagem

A moagem é realizada para garantir o máximo de sabor para o café, podendo ser realizada em diferentes métodos, desde a mais grossa ou fina. No caso das máquinas de café expresso, a moagem é fina, diferente do coado em casa.

 

ETAPA 8: Preparo

O aumento do consumo do café contribuiu com o aumento de diferentes métodos de preparo, sendo eles: máquina expressa, prensa, cápsulas, aeropress, cafeteira, filtro e entre outros.

Agora que você conhece todas as etapas do café, não deixe de degustar os produtos Bongusto para completar essa experiência inesquecível!

 

Fonte: Moccato

 

Conheça nossos produtos

Voltar