
Por que os microlotes são tão desejados pelos apreciadores de café?
Em outra matéria, que você pode conferir aqui, comentamos sobre as quatro principais categorias do café, sendo a especial uma das mais requisitadas, pois ela oferece uma experiência diferenciada na hora de apreciar sabores e aromas. Entretanto, existe uma ainda mais excepcional, que são os microlotes.
Há muitos anos atrás, durante a colheita dos frutos que seriam preparados para a categoria especial, produtores identificaram um novo fruto que só surgia em terras que possuíam nutrientes a mais. Ele se mostrava mais atraente, com maior concentração de açúcar, nível superior de maturação e após um determinado tempo, foi descoberto que nesse fruto existe uma enorme complexidade de aromas e sabores.
Desde sua descoberta, caso haja uma suspeita de microlote, especialistas da área realizam uma análise sensorial de limpeza, doçura, corpo e acidez para determinar seu caráter único e de altíssima qualidade.
Durante a colheita, alguns cuidados são levados em consideração, como:
– Colheita própria;
– Deve ser realizada quando o fruto estiver no estágio máximo de maturação;
– A colheita do fruto deve ser feita manualmente;
– Os açúcares devem estar completamente formados antes da colheita;
– A secagem ao sol deve ser lenta e sua produção diferenciada.
Tomado os devidos cuidados, o microlote pode atingir seu padrão diferenciado, obtendo uma bebida mais doce e encorpada.
Atualmente, para o consumidor ter o privilégio de degustar uma porção exclusiva e limitada, os microlotes são levados a leilões, onde atingem preços mais elevados em comparação aos demais grãos. Entretanto, também é possível encontrar pequenas porções de lojas especializadas.
Fonte: Villa Café e G1
Se você gostou desse conteúdo, não se esqueça de se cadastrar em nossa newsletter para receber novidades em primeira mão e conhecer mais de perto todos os nossos produtos!